verdade


VERDADE - coisa ou fato que está de acordo com a REALIDADE, apreendido em sua plenitude.

O ser humano, devido às suas limitações, está apto a perceber e conhecer apenas parte da REALIDADE e, consequentemente, só pode conhecer parte da VERDADE. Ele deduz suas verdades a partir de fragmentos da REALIDADE. Para ele,verdade é coisa ou fato conhecido que aparenta estar de acordo com a REALIDADE, ou seja, o que ele pensa e sente como verdadeiro.

A evolução na percepção e conhecimento da REALIDADE (e no conhecimento da VERDADE) se dá por aproximação continuada, experiência a experiência: um sentimento mais correto induz a um pensamento mais correto, e vice-versa - a evolução de um induz à evolução do outro, e a de ambos à evolução na percepção e conhecimento da REALIDADE (e no conhecimento da VERDADE). Tem-se uma Verdade quando a percepção e conhecimento da coisa ou fato, apesar de fragmentado, está compatível com a REALIDADE e é pensado e sentido como verdadeiro. Qualquer mudança na forma de pensar e sentir implica em mudança na percepção da REALIDADE e na verdade. A verdade é sempre atualizada na tentativa de ficar compatível com a REALIDADE e, portanto, as verdades do passado tendem a ser diferentes das atuais. Só a Verdade, por estar de acordo com a REALIDADE, tende a ser perene.

O critério da verdade é a convicção, a ausência de dúvida. E isto só acontece quando há perfeita consonância entre pensamento e sentimento a respeito da coisa ou fato conhecido. Onde a consonância é parcial, a convicção fica reduzida; e onde a dissonância entre pensamento e sentimento é completa, não há a verdade, pois, nessa situação, o indivíduo pensa ser verdade aquilo que não sente como tal, e vice-versa.

Como a percepção da REALIDADE é função do observador, naturalmente a verdade também é relativa, varia de pessoa para pessoa. Só a Verdade pode ser comum a todos.

FACETAS DO SER HUMANO
osentidodavida pode ser AZUL