moral

Simultâneamente com o crescimento físico da pessoa, tende a haver naturalmente o desenvolvimento da moral, compatível com o estágio evolutivo resgatado em cada fase.

1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase
Infância Adolescência Adulta Jovem
Consciência do Ter Consciência do Eu Consciência do outro
Moral externa Moral racional Moral interna
Material Racional Espiritual
Indivíduo Grupo Todo
Ter Ser Amar
Competição Cooperação Doação

Com o crescimento da pessoa, a moral evolui conforme a seguir:

  • Na infância a pessoa está focada no Ter e ainda não tem desenvolvida a consciência do outro e, portanto, aprenderá e legitimará os valores morais como se fossem simples regras que ela precisa saber e cumprir para ter sucesso na busca da satisfação de suas necessidades de Ter (afeto, aceitação, lazer, reconhecimento, etc.). Para elas, as regras são frutos da autoridade e/ou sabedoria dos pais, professores e outros em situações similares, e devem ser aceitas incondicionalmente - moral externa. A criança faz uma interpretação literal da regra e, ao cumpri-la, não se preocupa com eventuais consequências sobre os outros. Nesta fase, a auto-estima é basicamente o reflexo do sucesso da criança na satisfação de suas necessidades de Ter e o senso de  justiça dela se limita à análise do cumprimento da regra e dos resultados decorrentes da ação: está errado quem descumpriu a regra e/ou obteve o resultado definido como indesejado (não importa a intenção, os motivos ou as circunstâncias).

  • Na adolescência a pessoa com desenvolvimento normal (satisfação das necessidades de sobrevivência assegurada) está focada no Ser e tenderá a legitimar os valores morais aprendidos (e a criar/propor novos) que, conforme sua razão, fortaleçam a sua imagem como uma pessoa de valor, que melhorem a sua auto-estima e lhe propiciem respostas adequadas para as questões existenciais, além de garantir a satisfação das necessidades de Ter - moral racional. Nesta fase, a pessoa tende a pouco se interessar pelos problemas dos outros e a ser duro nos julgamentos (pouca compaixão).

  • Na fase adulta a pessoa com desenvolvimento normal (satisfação das necessidades de sobrevivência e auto-estima asseguradas) já terá desenvolvido de acordo com sua evolução a consciência do outro, e buscará validar valores morais compatíveis com seu amor pelo próximo e com a vida em sociedade, além de garantir a satisfação de suas necessidades de Ter e Ser - moral interna. Só nesta fase a pessoa reúne todas as condições necessárias para poder se tornar virtuosa.

osentidodavida pode ser AZUL