retribuição


Amar é se dar incondicionalmente a alguém (ou a algum ser vivo), sem exigência de qualquer retribuição, simplesmente pelo prazer de se dar. A retribuição é apenas um facilitador, embora bem útil para aqueles que se iniciam na arte de amar pois a pessoa tem mais facilidade em se dar quando há retribuição.

Onde há amor, há empatia, e, apesar da individualidade, uma pessoa sente o que a outra sente. Quando duas ou mais pessoas se amam, pode se dizer que elas se tornam uma no sentimento, pois cada uma sente o que a(s) outra(s) sente(m). Onde o amor é recíproco, a retribuição tende a ocorrer com naturalidade e, portanto, fica mais fácil se dar.

O amor recíproco pode se dar entre iguais e entre desiguais. E, quando entre desiguais, a retribuição tende a não ser da mesma natureza e/ou intensidade e/ou importância. É na amizade, no amor recíproco entre iguais/semelhantes, que a reciprocidade se dá na sua forma mais perfeita, mais equilibrada.

Em termos figurados, diz-se que quando alguém recebe amor se torna mais fácil dá-lo, pois a pessoa estará dando aquilo que tem “em estoque”.

osentidodavida pode ser AZUL