nuances do querer
Em função de sua motivação, o ser humano apresenta as seguintes gradações no querer:
-
Necessidade - quando o querer está relacionado a algo realmente indispensável para que a pessoa sobreviva e evolua com felicidade.
-
Desejo - quando o querer está relacionado a algo que a pessoa julga ser indispensável para que ela sobreviva e evolua com felicidade. Engloba as necessidades com as reduções e excessos atribuídos pela própria pessoa. Quanto maior a insatisfação/falta/carência, maior o desejo. Quanto maior o desejo, maior a sua força/influência nas ações do indivíduo e maior o prazer obtido com a sua satisfação.
-
Vontade - refere-se a todo e qualquer tipo de querer: o relativo às necessidades, aos desejos e ao querer por querer.
A necessidade é inata e mantém suas características básicas por toda a vida, mas a consciência (o fato de sentir, saber o que sente e porque sente) dá ao ser humano a possibilidade de influir, de promover alterações no querer, de exercer seu livre arbítrio e, por conseguinte, possibilita a ele criar novos desejos e promover alterações nos existentes.
Para sobreviver e evoluir com felicidade, a pessoa deve buscar distinguir o que a motiva e dar a cada querer a importância correta.