autoestima


Autoestima é a crença resultante da autoavaliação/autocrítica continuada feita pelo homem racional, no tocante à sua aptidão/capacidade para viver uma vida feliz. Por ser crença, trata-se da visão-de-si habitual, e não de entusiasmo (ou desânimo) passageiro, em função de sucessos (ou fracassos) recentes.

A autoestima está relacionada a como a pessoa se vê e se ela gosta ou não do que vê. É por ter consciência que o ser humano tem o livre arbítrio, a capacidade de duvidar e escolher, de participar ativamente do seu destino. É por ter consciência de si que o ser humano necessita de autoestima. A autoestima tem 03 aspectos principais:

  1. Autoconhecimento - relacionado a saber quem se é, a ter uma visão real de si mesmo, a saber qual é o sentido da própria vida, a conhececer as boas qualidades, o potencial e falhas que se tem.

  2. Autocompreensão - relacionado ao porque de ser como se é, a compreender porque se tornou a pessoa que é.
  3. Autoaceitação - relacionado a se crer perfeito como criação, a aceitar que ter defeitos e falhar (da mesma forma que ter qualidades e acertar) é inerente ao processo evolutivo, a se crer perfeito apenas como criação, digno de ser amado/cuidado, merecedor das coisas boas da vida e que (apesar dos defeitos/limitações) tem potencial/capacidade/aptidão para viver uma vida feliz; ou seja, relacionado a se ter uma imagem boa de si.

Quando agindo com racionalidade, a pessoa age em função de como ela se vê, o que pode ser diferente de como ela é de fato. Como ninguém é perfeito, qualquer um que se olhe pelas deficiências não se achará bom o suficiente. A pessoa deve se ver pelas qualidades e aceitar como naturais as deficiências, visto que estas são inerentes ao processo evolutivo e/ou decorrentes do contexto.

 osentidodavida pode ser AZUL