HOMEM racional


O foco do homem racional é o sentido para as ações e a sua expressão é o motivo, a razão.

Embora o destino do homem seja a evolução, ele tem o livre arbítrio, o poder de decidir e influenciar a velocidade com que ela se dará. O homem racional anseia ter o seu destino sob controle, afastar a imprevisibilidade, e, para tanto, ele busca sistematicamente antever e compreender o futuro para se preparar para ele e se manter no controle. Para o homem racional a incerteza é perturbadora; ele precisa que a vida siga as regras lógicas do raciocínio e buscará continuadamente suprir as lacunas existentes no saber.

O homem racional é o elo de ligação entre o homem material e o espiritual. O homem orbita entre o instinto e a intuição e, embora a evolução do homem material para homem espiritual possa se dar pela emoção, a evolução pelo saber, quando se tem um sentido para a vida correto, é mais fácil e mais sólida, pois é sustentada e não está sujeita a constantes questionamentos, como a embasada apenas na emoção.

Todo homem nasce perfeito, capaz de amar e merecedor de afeto, capaz de realizações, transcendente (por ser espiritual) e sábio (tem nele, na forma de instinto e intuição, toda a sabedoria necessária para a sua sobrevivência e evolução). Entretanto, por ser racional, ele precisa crer para Ser o que realmente é. Em qualquer circunstância o indivíduo é o que é, mas para o homem racional ele é como se vê e, portanto, para que as decisões racionais sejam acertadas é preciso que ele aprenda a se ver e às outras pessoas.

As decisões do homem racional são baseadas na cultura dominante e nas suas verdades e caso estes não tenham um mínimo necessário de acertos não haverá condições para uma caminhada feliz.

O amadurecimento do ser humano implica em harmonia entre o sentir e o saber, entre o sentir e o compreender, não se deixar levar nem por um e nem por outro, em resumo ser consciente.

O homem  racional juntamente com o homem emocional compõem a face visível do processo  decisório do ser humano, pois direcionam e avaliam as ações.


 osentidodavida pode ser AZUL