estado emocional - humor
Inconscientemente e continuadamente o ser humano capta estímulos e reage emocionalmente a eles, mas apenas de alguns poucos ele tem consciência (dos que ocupam total ou parcialmente o foco de sua atenção) e, portanto, apenas destes poucos resultam sentimentos e pensamentos diretamente vinculados. É o fato de emocionar continuadamente que caracteriza o homem como um ser emocional.
O
estado emocional da pessoa em um determinado momento reflete como a
pessoa se sente em função do conjunto de suas
experiências emocionais: feliz, infeliz, animada,
desanimada, calma, tensa. É
decorrente
de:
-
Sentimento Geral - é o sentimento decorrente da carga emocional. A captação continuada de estímulos e as consequentes reações emocionais (quer resultem ou não em sentimentos) mantêm ativas as emoções vivenciadas pela pessoa, o que gera uma autoavaliação continuada sob a ótica do instinto e da intuição. É o sentimento resultante desta autoavaliação que define como a pessoa está em decorrência de todas as experiências emocionais vivenciadas no passado.
-
Sentimento Específico - é o sentimento decorrente das experiências emocionais em andamento, ou seja, dos sentimentos mais recentes, dos não esquecidos (mantidos ativos pela pessoa) e dos residuais.
O estado emocional tem influência significativa na qualidade das decisões tomadas e na capacidade do ser humano de captar informações e de se relacionar com outras pessoas. Com a prática da ioga e/ou da meditação, bem como de qualquer outra forma de abstração, é possível melhorar temporariamente este estado e, conseqüentemente, os seus efeitos, com reflexos positivos na qualidade das decisões, na assimilação das informações e nos relacionamentos. Entretanto, somente a evolução sustentada permite que o ser humano tenha o estado emocional adequado, que ele seja feliz.