esperança e otimismo


A esperança é fruto da soma dos sentimentos de curiosidade e alegria: curiosidade quanto ao futuro e alegria por sentir que ele será bom/favorável. O otimismo também é fruto dos sentimentos de curiosidade e alegria, mas de alegria pela expectativa de que o futuro será bom/favorável. A desesperança e o pessimismo são frutos da curiosidade com a tristeza.

A esperança é fruto de sentimentos acumulados e/ou recentes. A pessoa pode estar esperançosa em decorrência dos últimos sentimentos, mas para ser esperançosa o sentimento que a embasa deve ser fruto de toda a vida. Ser esperançosa é fruto do sentimento de perfeição, de aptidão para a vida. É por se sentir perfeita/apta, que a criança é esperançosa, ela sente que o futuro pode ser bom. Quanto mais a pessoa se sentir apta/capaz para viver uma vida feliz, mais esperançosa ela será.

O otimismo é fruto de pensamentos recentes e/ou acumulados. A pessoa pode estar otimista em função de informações/conhecimentos recentes, que a levaram a ter uma expectativa de futuro favorável, mas para ser otimista, a expectativa deve ser baseada em crenças resultantes de toda a vida. Considerando que a autoestima é uma crença  resultante da autoavaliação/autocrítica continuada, no tocante à aptidão/capacidade da pessoa para viver uma vida feliz, pode-se dizer que o otimismo é reflexo da autoestima da pessoa: quanto melhor ela for, mais a pessoa irá acreditar ser apta/capaz para viver uma vida feliz, e mais otimista ela será.

Considerando que a função do amor-de si é a indução ao cuidado-de-si, à manutenção/recuperação do sentimento de perfeição (e da respectiva crença, pois um não pode existir sem o outro na fase adulta), pode-se dizer que o otimismo e a esperança são reflexos da influência do amor-de-si sobre a pessoa: quanto mais influente ele for nas decisões, maiores serão a crença e o sentimento de perfeição e maiores a esperança e o otimismo.

Verifica-se, portanto, que para viver uma vida plena, a pessoa precisa maximizar a influência do amor-de-si e, consequentemente, a autoestima e o sentimento de aptidão; e compatibilizar a esperança com o otimismo, o sentimento com a expectativa.