utilitarismo e objetivismo



UTILITARISMO

Conforme o utilitarismo, a finalidade da vida humana é a felicidade e, consequentemente, todas as ações desenvolvidas pelo homem a têm como principal objetivo.

O princípio básico dessa filosofia estabelece que a melhor ação é a que busca a maior felicidade para o maior número de indivíduos; que uma ação é moralmente correta se tende a promover a felicidade e condenável se tende a produzir a infelicidade, considerada não apenas a felicidade do agente da ação mas também a de todos afetados por ela.

http://www.dialogocomosfilosofos.com.br/category/stuart-mill/

OBJETIVISMO

Para o objetivismo, a característica essencial do homem é sua faculdade racional, ou, em outras palavras, a faceta Homem Racional é a única que deve ser considerada. Para essa filosofia:

  1. Cada homem é um fim em si próprio, e não um meio para satisfazer as necessidades dos outros; ele não deve sacrificar pelos outros nem sacrificar os outros por si próprio;

  2. Uma ética realmente egoísta não envolve sacrifícios, mas cada um vivendo em sua função e respeitando o direito dos outros de fazer o mesmo. 

http://aynrand.com.br/

COMENTÁRIO

Cada uma dessas filosofias tem seus pontos fortes e seus fracos e, embora à princípio pareçam conflitantes, elas têm um objetvo comum (a felicidade) e a junção (e o aprimoramento)delas tem muito a contribuir para políticas de implantação do FIB - Felicidade interna Bruta. pois, enquanto o objetivismo é a filosofia mais adequada à busca da felicidade pelo indivíduo, o utilitarismo é a mais adequada para políticas de governo.