do capitalismo ao comunismo


Uma economia capitalista oferece condições para os indivíduos aumentarem a sua renda, mas é preciso estar capacitado, ter senso de oportunidade e ser competitivo para ser vitorioso, o que, infelizmente, não está ao alcance de todos.

O Capitalismo busca ocupar todo o tempo e todos os pensamentos da pessoa com as questões relacionadas à produção e ao consumo, o que a mantém presa às necessidades de Ter, com graves consequências para o seu processo evolutivo.

A sociedade não pode contar com as forças do mercado para proteger o ambiente ou fornecer um sistema de saúde de qualidade para todos os cidadãos ou dar proteção aos desvalidos, pois, o capitalismo é um regime de competição, onde  a regra é premiar o vencedor. Nele, as questões sociais são tidas como um problema exclusivo do governo.

Adicionalmente, o capitalismo exige crescimento econômico contínuo, e, para tanto, faz uso sistemático de todos os meios de comunicação para fomentar uma cultura de consumismo, o que. inevitavelmente, levará, caso mantido, ao esgotamento dos recursos naturais finitos da Terra e à destruição do meio ambiente.

A igualdade plena entre as pessoas, ambicionada pelo comunismo, é um sonho, um ideal que só pode ser atingido pela evolução dos povos, pois somente um povo com espírito de Doação encontra a felicidade no trabalhar para promover o bem comum. Com a evolução dos povos, haverá naturalmente a queda do consumo para um patamar onde a vida no planeta seja sustentável e haverá a igualdade entre as pessoas, não apenas como consumidoras, mas, e principalmente, como seres humanos. Por facilidade na doação, a igualdade começa nas comunidades, pois se a pessoa não cuida de quem está perto dela, de quem ela conhece e com quem compartilha seu cotidiano, com mais razões ainda não se empenhará na busca do bem de quem está distante, ou no bem de um povo.

Nas condições atuais de evolução dos povos (aliada à cultura dominante), a derrocada do comunismo era um fato esperado, pois é lógico que a pessoa focada no Ter, quando não vê uma recompensa maior pelo seu esforço, tem tendência a produzir menos e, dessa forma, todos ficam mais pobres, o que leva à desmotivação, à desesperança, alimentando o ciclo de queda da produção. Adicionalmente, a ditadura não é um regime de governo compatível com o comunismo. A igualdade deve ser fruto da liberdade.

osentidodavida pode ser AZUL