educar

Viver é fazer escolhas, é decidir e assumir as consequências da decisão tomada. Educar é preparar a pessoa para escolher/decidir bem, para ter pensamento e sentimento corretos, adequados a ela.

Para desenvolver o seu potencial, a sua capacidade de decidir de maneira correta, o indivíduo precisa acumular experiências com outros seres humanos e com a natureza. O conhecimento aprimora o pensamento, mas não torna dispensável o sentimento. Para evoluir, a experiência é essencial, pois só ela promove a interação necessária entre o sentimento e o pensamento.

Educar é:

  • Preparar a pessoa para escolher/decidir de forma responsável (para assumir suas escolhas), e não por se sentir obrigada. A pessoa precisa ter liberdade e autonomia para o exercício do livre-arbítrio, sem o que suas escolhas não serão realmente suas e, consequentemente, serão inadequadas a ela.

  • Preparar a pessoa para que ela possa desenvolver valores adequados a ela, que compatibilizem/harmonizem o instinto e a intuição, o pensamento e o sentimento, dificultando/impossibilitando assim o desenvolvimento de  propensões não-naturais.

  • Conscientizar a pessoa de que é preciso desenvolver o hábito de analisar as próprias ações (causas e consequências), e demais experiências, com o objetivo de desenvolver o pensamento e o sentimento corretos.

Educar é, em síntese, preparar a pessoa para ser feliz.