dependência

"Toda dependência é droga"



O indivíduo é dependente quando condiciona sua satisfação ao atendimento de desejos negativos ou de positivos artificiais e/ou incompatíveis. A dependência se dá por apego, quando o desejo é positivo, ou por aversão, quando o desejo é negativo.

A pessoa dependente normalmente cria expectativas inadequadas; ela condiciona sua satisfação a que ocorra ou deixe de ocorrer um determinado fato ou um resultado que tende a não se realizar na forma por ela desejada. O indivíduo dependente quer ser perfeito e eterno e/ou quer amoldar o mundo à sua pessoa (age como se os outros tivessem obrigação de satisfazer a sua vontade) e/ou acredita que o passado é eterno. Toda e qualquer forma de dependência constitui fonte de insatisfação, de expectativas não concretizadas. A pessoa dependente tende a desenvolver um sentimento crônico de impotência, a acreditar que as desventuras são eternas, o que a leva a desistir de buscar a satisfação de seus desejos até em situações favoráveis a ela.

A pessoa independente normalmente é mais esperançosa (tem confiança no futuro) e lida melhor com os resultados negativos, visto que por ter expectativas compatíveis elas normalmente se realizam, o que facilita a aceitação de eventuais resultados negativos. O indivíduo independente busca se amoldar ao mundo sem perder sua integridade, pois sabe que os outros buscam satisfazer por natureza apenas a própria vontade. Entretanto, o desapego não tem a capacidade de anular a necessidade, pois esta é inerente ao processo evolutivo, mas apenas a coloca em harmonia com a capacidade e possibilidade da pessoa de a satisfazer, com a sua velocidade natural de caminhar, de evoluir.

O mundo é como a pessoa o vê e, portanto, é preciso visualizá-lo de forma positiva para interagir com ele da forma a obter resultados positivos e a aceitar com naturalidade os negativos. O desapego nos ensina a aceitar naturalmente o possível, o realizado. Somente aquele que está completamente livre de todo o apego (ou aversão) pode usufruir plenamente das maravilhas deste mundo.