relacionamentos


As pessoas se relacionam basicamente por um único motivo: satisfazerem mais facilmente as suas necessidades. Adicionalmente, sem relacionamentos a pessoa fica impossibilitada de atender a algumas delas. É preciso saber conciliar individualidade e relacionamento, de tal modo que ambos sejam preservados e as necessidades sejam atendidas.

Para tanto, todo relacionamento entre duas pessoas (amizade, casamento, companheirismo, etc.) deve ter como base três atitudes: viver, deixar viver e ajudar a viver.

  • Viver - ninguém tem o poder de fazer o outro feliz e, consequentemente, é preciso que cada pessoa tenha vida própria, que cada um assuma a responsabilidade pela busca da sua felicidade.

  • Deixar viver - toda e qualquer forma de opressão é um dificultador para a busca da felicidade pelo outro e, portanto, é preciso deixá-lo trilhar o próprio caminho.

  • Ajudar a viver - a pessoa que anseia construir e manter um relacionamento tende naturalmente a ajudar o outro a satisfazer suas necessidades.

Para que o relacionamento se torne uma união estável, prazerosa e duradoura é preciso que destas atitudes resulte um balanço positivo para ambas as partes, ou seja, quanto mais encontros e menos desencontros houver, melhor.