autoaceitação

Autoaceitação - relacionado a se crer perfeito como criação, a aceitar que ter defeitos e falhar (da mesma forma que ter qualidades e acertar) é inerente ao processo evolutivo, a se crer digno de ser amado/cuidado, merecedor das coisas boas da vida e que (apesar dos defeitos/limitações) tem potencial/capacidade/aptidão para viver uma vida feliz; ou seja, relacionado a se ter uma imagem boa e adequada de si.

Quanto maior a autocompreensão, maior a autoaceitação. Se alguém não se aceita, é porque não se compreende. Onde há compreensão, há aceitação, porque todo ser humano é perfeito como criação e não perde esta condição (de perfeito como criação) em função de escolhas equivocadas que tenha feito por ignorância do que era melhor para si ou porque o melhor não estava ao seu alcance: ele não deixa de ser perfeito como criação em função de suas imperfeições ao existir. Como o processo que objetiva a autoaceitação é dinâmico e circular - conhecer/compreender/aceitar/conhecer, às vezes a pessoa precisa se readequar para se aceitar, o que não significa que ela não seja merecedora de aceitação na situação anterior, mas  apenas que, por ainda se compreender pouco, acha mais fácil se aceitar após se readequar: a readequação não é uma condição para a aceitação, além do que, se readequar é mais fácil quando se aceita.

Quando agindo com racionalidade, a pessoa age em função de como ela se vê, o que pode ser diferente de como ela é de fato. Como ninguém é perfeito, qualquer um que se olhe pelas deficiências não se achará bom o suficiente. A pessoa deve se ver pelas qualidades e aceitar como naturais as deficiências, visto que estas são inerentes ao processo evolutivo e/ou decorrentes do contexto.

A rigor, é o apego à perfeição e a aversão à imperfeição o que dá causa à inaceitação. Este desejo, por ser incompatível com a sua realidade, tem como resultado pensamentos negativos no tocante a si, o que causa a redução da autoestima. Para se aceitar sem ressalvas, a pessoa precisa harmonizar seus desejos, pensamentos e sentimentos com a sua realidade, e ter sempre em mente que a única perfeição ao seu alcance está em viver em harmonia com o Universo, em ser feliz.