As vontades de Freud, Adler e Frankl

Sigmund Freud - Vontade de prazer - relacionada à busca do prazer imediato. É equilibrada pela realidade, onde nem tudo que se deseja é possível e/ou conveniente. A busca do prazer dentro das limitações da pessoa caracteriza a vontade de felicidade, onde a pessoa busca o prazer da satisfação de suas necessidades, naquilo que está ao seu alcance.

Alfred Adler - Vontade de poder - relacionada à busca da perfeição e do bem-estar coletivo. A busca pela pessoa da realização de todo o seu potencial, rumo à perfeição, caracteriza a vontade de evolução ou vontade de perfeição.

Viktor Frankl - Vontade de sentido - relacionada à busca de sentido para cada momento da vida e, portanto, caracteriza a vontade de sentido.

Estas três vontades se completam, pois enquanto as vontades de prazer e de poder, de Freud e Adler, quando somadas caracterizam o objetivo de vida da pessoa - evoluir com felicidade, a vontade de sentido de Frankl configura o meio adequado para que isso ocorra, pois sem um sentido para a vida a pessoa fica praticamente impossibilitada de tomar decisões com a qualidade necessária para a realização de seu potencial com felicidade.

Quanto à adequação das teorias às facetas, considerando apenas as vontades expostas, e nos termos adotados, conclui-se que:

  1. Freud - tende a ser mais adequada ao homem material, faceta na qual o prazer é mais intenso e efêmero;

  2. Frankl - tende a ser mais adequada ao homem racional, faceta que busca a razão para os fatos;

  3. Adler - tende a ser mais adequada ao homem espiritual, pois apenas nesta o indivíduo tem evolução continuada e o foco no coletivo.