abraham maslow e as necessidades humanas
Conforme o psicólogo Abraham Maslow:
"Existem pelo menos cinco categorias de metas a que podemos chamar de necessidades básicas. Em síntese, são elas: fisiológicas, de segurança, amor, estima e auto-realização. Além disso, somos motivados pelo desejo de atingir ou manter as variadas condições sob as quais essas satisfações básicas se sustentam, e por alguns desejos intelectuais.
As metas básicas estão relacionadas entre si, arrumadas por ordem de predominância. Isso significa que a meta mais preponderante irá monopolizar a consciência e tenderá a organizar a escolha de várias capacidades do organismo. As necessidades menos preponderantes são diminuídas, até mesmo esquecidas ou rejeitadas. No entanto, quando uma necessidade é razoavelmente satisfeita, a próxima necessidade preponderante ("maior") emerge, para, por sua vez, dominar a vida consciente e servir como centro de organização do comportamento, já que necessidades preenchidas não servem como motivadores ativos.
Deste modo, o homem é um animal que anseia eternamente. A satisfação desses anseios, em geral, não é mutuamente exclusiva, possui apenas a tendência a ser. Um membro comum de nossa sociedade está, com maior frequência, parcialmente satisfeito e parcialmente insatisfeito em todas as suas vontades. O princípio hierárquico é empíricamente observado, de um modo geral, em termos de porcentagens crescentes de não-satisfação à medida que subimos na escala hierárquica.
Algumas vezes observam-se mudanças na ordem normal. Também tem sido verificado que o indivíduo pode perder permanentemente os anseios mais elevados dentro da hierarquia, sob certas condições sociais. Não apenas existem motivações múltiplas comuns para um comportamento usual, mas também outras determinantes além dos motivos."
http://psychclassics.yorku.ca/