a moral e as leis


Moral é a parte da cultura relacionada às obrigações e responsabilidades do homem para consigo e para com a sociedade. É obrigação quando é imposta pela sociedade (moral predominante ou coletiva); é responsabilidade quando é expressão das propensões naturais da pessoa (moral individual ou própria).

Como regra, a pessoa busca agir de acordo com a propria moral, mas pode agir de acordo com a coletiva se for conveniente.

As leis nada mais são do que “contratos” entre o indivíduo e a sociedade. Trata-se de contrato por adesão, pois expressa a vontade de um povo, e o indivíduo ao viver no país adere tacitamente a ele.

As leis objetivam propiciar a evolução da raça humana mediante o balizamento da conduta, enquanto a moral o faz pelo aprimoramento da vontade e das propensões.  As leis, ao estabelecerem as fronteiras proibido/permitido e obrigatório/facultativo, direcionam/padronizam o comportamento; pelo outro lado, a moral predominante baliza as leis, enquanto a moral individual direciona o comportamento. Na busca da satisfação dos desejos, a moral individual é um limitador interno da liberdade, ao passo que a lei e a moral social são limitadores externos.

A evolução deve ser promovida baseando-se na moral e na educação. A criação de leis que não estejam moralmente apoiadas pela sociedade é uma atitude totalitária. Cabe à lei apenas ratificar a moral predominante e plenamente difundida pela educação, uma vez que leis em descompasso com a moral geram sentimento de injustiça e induzem à formação de personagens.

Quanto mais coincidências houver entre vontade e comportamento, mais feliz será o povo.

osentidodavida pode ser AZUL